Selected Works
Vista do Stand Arco-Madrid, Galeria Rafael Ortiz
Booth View, Arco-Madrid Artfair, Galeria Rafael Ortiz, 2018
Arquivos de Sombra (shadow archives)
25 Fotografias
25 Photos. 40x27cm (each), 2018
Numa sala escura coloco pequenas iluminações direccionadas para uma mesa onde estão vários “espectos arquivadores” com fotografias de teste (erros) de alguns dos meus trabalhos (estes tipos de arquivadores são muito usados em lojas de pequeno comercio para guardar facturas e outras pequenas notas). Neste caso esses suportes estão ligados a um motor que os fazem girar. O movimento, junto com a luz, projecta na parede as sombras dessas imagens empilhadas. Os suportes e as fotografias transformam-se em sombras em movimento que não podemos tocar, nem descodificar o conteúdo. É esse momento que tento congelar através destas fotografias. Um gesto que dá à fotografia a sua capacidade primordial de fixar (neste caso sem desvendar o que se esconde nas sombras). Neste movimento até à imaterialidade e invisibilidade, estes objectos aproximam-se da leveza dos arquivos contemporâneos que se evaporam entre nuvens e algoritmos.
Inside a dark room, I place small lightnings directed to a table where there are several “archival supports ” with test photographs (errors) from some of my works (these types of filers (holder spikes) are commonly used in small shops to save commercial invoices and other small notes). In this case, these holders are connected to a motor that makes them spin. The movement, together with the light, projects the shadows of these stacked images on the wall. The holders and the photographs are turned into moving shadows that we cannot touch or decode the content. It is that moment that I try to freeze through these photographs. This gesture that gives photography its primordial ability - to fix (in this case without unraveling what is hidden in the shadows). In this movement towards immateriality and invisibility, these objects come close to the lightness of contemporary archives that evaporate between clouds and algorithms.
Serras* Laranja (Oranges Saws)
Láminas de serra para cortar metal
Saw blades for cutting metal, 33,5x 42cm, 2018
*In Portuguese “Serras” means also Saws and Mountains
Da Palma da Mão
Água, moedas de diferentes continentes (com imagens de peixes estampadas), tela e madeira
Water, coins from differents continents (with printed fishes), canvas and wood160x100cm, 2017
More info
Vista do Stand Artíssima Turim, Rodríguez Gallery
Booth View, Artíssima Turin, Rodríguez Gallery, 2018
Arquivos de Sombra II
25 Fotografias
25 Photographs 155x186 cm, 2018
Selected Works
Vista do Stand Arco-Madrid, Galeria Rafael Ortiz
Booth View, Arco-Madrid Artfair, Galeria Rafael Ortiz, 2018
Arquivos de Sombra (shadow archives)
25 Fotografias
25 Photos. 40x27cm (each), 2018
Numa sala escura coloco pequenas iluminações direccionadas para uma mesa onde estão vários “espectos arquivadores” com fotografias de teste (erros) de alguns dos meus trabalhos (estes tipos de arquivadores são muito usados em lojas de pequeno comercio para guardar facturas e outras pequenas notas). Neste caso esses suportes estão ligados a um motor que os fazem girar. O movimento, junto com a luz, projecta na parede as sombras dessas imagens empilhadas. Os suportes e as fotografias transformam-se em sombras em movimento que não podemos tocar, nem descodificar o conteúdo. É esse momento que tento congelar através destas fotografias. Um gesto que dá à fotografia a sua capacidade primordial de fixar (neste caso sem desvendar o que se esconde nas sombras). Neste movimento até à imaterialidade e invisibilidade, estes objectos aproximam-se da leveza dos arquivos contemporâneos que se evaporam entre nuvens e algoritmos.
Inside a dark room, I place small lightnings directed to a table where there are several “archival supports ” with test photographs (errors) from some of my works (these types of filers (holder spikes) are commonly used in small shops to save commercial invoices and other small notes). In this case, these holders are connected to a motor that makes them spin. The movement, together with the light, projects the shadows of these stacked images on the wall. The holders and the photographs are turned into moving shadows that we cannot touch or decode the content. It is that moment that I try to freeze through these photographs. This gesture that gives photography its primordial ability - to fix (in this case without unraveling what is hidden in the shadows). In this movement towards immateriality and invisibility, these objects come close to the lightness of contemporary archives that evaporate between clouds and algorithms.
Serras* Laranja (Oranges Saws)
Láminas de serra para cortar metal
Saw blades for cutting metal, 33,5x 42cm, 2018
*In Portuguese “Serras” means also Saws and Mountains
Vista do Stand Artíssima Turim, Rodríguez Gallery
Booth View, Artíssima Turin, Rodríguez Gallery, 2018
Da Palma da Mão
Água, moedas de diferentes continentes (com imagens de peixes estampadas), tela e madeira
Water, coins from differents continents (with printed fishes), canvas and wood160x100cm, 2017
More info
Arquivos de Sombra II
25 Fotografias
25 Photographs 155x186 cm, 2018