Solo Project
Rodriguez Gallery, ZonaMaco, Mexico DF, 2020
Comissariada Curated by Juan Canela.
CIAJG - Guimarães
Garganta
Comissariada Curated by Raphael Fonseca
Atrapa Sonido (Sound catcher)
Atrapanovios (peça de artesanato tradicional mexicana feita com folhas de palmeira), lixas gastas em carpintarias portuguesas e Brasileiras, mecanismo de rotação, base de madeira, garra de animal com bola de cristal (usadas como base em bancos antigos de pianistas). Grés preto, água, cornos talhados em forma de pássaro e peixe.
Dimensões variáveis
Atrapanovios (traditional Mexican handcrafted palm), worned sandpaper sheets from Portuguese and Brazilian carpentries workshops, rotation mechanism, wooden base, animal claw with crystal ball (used as a base in old pianist stool). Black sandstone, water, animal horns carved like birds and fish.
Variable dimensions, 2019
Atrapas Sonido
Garras de animais com uma bola de cristal e cornos esculpidos em forma de pássaros e peixes são suspensos por atrapanovios de palma - produzidos especialmente para as dimensões dos objetos (peça de artesanato mexicano usado como jogo lúdico, para prender e segurar pessoas pelos dedos). As garras com a bola de cristal são bases das pernas de bancos antigos de pianistas (usados sobretudo no México e Estados Unidos). Os cornos, ainda que talhados como pássaros ou peixes, têm uma relação imediata com o som da corneta (berrante) feita com o mesmo material. Debaixo destes objetos, com a ajuda de um mecanismo simples a pilha (tapados pela lixa ou pelo prato de cerâmica) giram lixas ou bases cerâmicas com água de diferentes diâmetros. As lixas, gastas em diferentes carpintarias, têm os restos de vários tipos de madeira (diferentes cores). Os restos de madeira e a areia da própria lixa, em fricção com o cristal das bolas de cristal, produz um som baixo (pode ser amplificado ou não). Em toda a instalação há uma promessa de som de um instrumento possível. Pressente-se o som sem que seja necessário ouvi-lo. A água em movimento, junto com as bolas de vidro, alude para o som produzido pelos dedos molhados em copos de vidro, mas também para as vasijas silbadoras (instrumentos de barro muito usados na América Latina que tocam a partir da água e passagem de ar).
These are objects that can be conjugated in different ways. Animal claws with a crystal ball and horns carved in the shape of birds and fish are suspended by palm "atrapanovios" - produced especially for the dimensions of the objects (Mexican craft used as a playful game, to hold and hold people by the fingers). The claws with the crystal ball are the leg supports of old pianist benches (used mainly in Mexico and the United States).
The horns, even though they were carved like birds or fish, they have an immediate connection to the sound of the (loud) horn made from the same material. Under these objects, with the help of a simple battery mechanism (covered by sandpaper or a ceramic plate) a sandpaper or ceramic bases rotates in different diameters. The sandpaper used in different carpentry shops has the remains of different types of wood (different colors). The wood, together with the sand from the sandpaper itself, in friction with the crystal of the balls produces a low sound (that can be amplified or not). However, throughout the installation there is a promise of sound from a possible instrument. You can feel the sound without having to hear it. The moving water, together with the glass balls, alludes to the sound produced by wet fingers in glass cups, but also to the "vasijas silbadoras"(clay instruments widely used in Latin America that play from the water and the passage of air).
Solo Project
Rodriguez Gallery, ZonaMaco, Mexico DF, 2020
Comissariada Curated by Juan Canela.
CIAJG - Guimarães
Garganta
Comissariada Curated by Raphael Fonseca
Atrapa Sonido (Sound catcher)
Atrapanovios (peça de artesanato tradicional mexicana feita com folhas de palmeira), lixas gastas em carpintarias portuguesas e Brasileiras, mecanismo de rotação, base de madeira, garra de animal com bola de cristal (usadas como base em bancos antigos de pianistas). Grés preto, água, cornos talhados em forma de pássaro e peixe.
Dimensões variáveis
Atrapanovios (traditional Mexican handcrafted palm), worned sandpaper sheets from Portuguese and Brazilian carpentries workshops, rotation mechanism, wooden base, animal claw with crystal ball (used as a base in old pianist stool). Black sandstone, water, animal horns carved like birds and fish.
Variable dimensions, 2019
Atrapas Sonido
Garras de animais com uma bola de cristal e cornos esculpidos em forma de pássaros e peixes são suspensos por atrapanovios de palma - produzidos especialmente para as dimensões dos objetos (peça de artesanato mexicano usado como jogo lúdico, para prender e segurar pessoas pelos dedos). As garras com a bola de cristal são bases das pernas de bancos antigos de pianistas (usados sobretudo no México e Estados Unidos). Os cornos, ainda que talhados como pássaros ou peixes, têm uma relação imediata com o som da corneta (berrante) feita com o mesmo material. Debaixo destes objetos, com a ajuda de um mecanismo simples a pilha (tapados pela lixa ou pelo prato de cerâmica) giram lixas ou bases cerâmicas com água de diferentes diâmetros. As lixas, gastas em diferentes carpintarias, têm os restos de vários tipos de madeira (diferentes cores). Os restos de madeira e a areia da própria lixa, em fricção com o cristal das bolas de cristal, produz um som baixo (pode ser amplificado ou não). Em toda a instalação há uma promessa de som de um instrumento possível. Pressente-se o som sem que seja necessário ouvi-lo. A água em movimento, junto com as bolas de vidro, alude para o som produzido pelos dedos molhados em copos de vidro, mas também para as vasijas silbadoras (instrumentos de barro muito usados na América Latina que tocam a partir da água e passagem de ar).
These are objects that can be conjugated in different ways. Animal claws with a crystal ball and horns carved in the shape of birds and fish are suspended by palm "atrapanovios" - produced especially for the dimensions of the objects (Mexican craft used as a playful game, to hold and hold people by the fingers). The claws with the crystal ball are the leg supports of old pianist benches (used mainly in Mexico and the United States).
The horns, even though they were carved like birds or fish, they have an immediate connection to the sound of the (loud) horn made from the same material. Under these objects, with the help of a simple battery mechanism (covered by sandpaper or a ceramic plate) a sandpaper or ceramic bases rotates in different diameters. The sandpaper used in different carpentry shops has the remains of different types of wood (different colors). The wood, together with the sand from the sandpaper itself, in friction with the crystal of the balls produces a low sound (that can be amplified or not). However, throughout the installation there is a promise of sound from a possible instrument. You can feel the sound without having to hear it. The moving water, together with the glass balls, alludes to the sound produced by wet fingers in glass cups, but also to the "vasijas silbadoras"(clay instruments widely used in Latin America that play from the water and the passage of air).