Vista da Exposição View of the exhibition
Centro de Arte de Alcobendas, Madrid, 2018
Comissariada Curated by Beatriz Alonso
Desgastar em Pedra (segundo ensaio)
Lixas de tecido azul para metal e areia aglomerada retirada das mesmas
Blue Metal sandpapers and agglomerated sand removed from them
200x740cm, 2018
Há no meu trabalho um processo de dissecação, de descoberta dos objectos, dos materiais, das matérias em todas as suas camadas até as conseguir ver por dentro. Para o trabalho “Desgastar em Pedra (segundo ensaio), pedi a várias pessoas que me ajudassem a retirar a areia de dezenas de lixas azuis Bosch. Com ela moldei uma pedra e com o que restou cosi uma espécie de manta. Falo do material e das suas especificidades com ele mesmo. Neste caso, a lixa abre-se em dois para voltar a ser a sua origem: tecido e areia. Há neste percurso entre o industrial (lixa) e o orgânico (obra) um processo lento, humano, próximo ao do artesanato. Os vestígios de areia no manto azul são marcas de cansaço, de ritmos e temperamentos diferentes.
My work deals with processes of dissection as a means to unfold different layers of an object and reveal its materiality. In Wear on Stone (Essay II), I have asked several people to help me remove the sand from dozens of blue sandpaper, from the sand I made a stone and with the remaining paper I sewed a patchwork rug. The sandpaper unfolded in to its initial components – the sand and the paper. By slowly dissecting industrial objects like sandpaper, a kind of artisanal process takes place, twisting the industrial back into the organic – traces of sand appearing in the blue paper rug show how this surface was worn out by different rhythms and intensities.
Sopro em Seco
Placas de madeira e nós retirados da mesma
Wooden slats and wood knots removed from it
260x445cm, 2018
Cascas
Moldes de pedras feitos com folhas de porcelana
Dimensões variáveis
Moulds from stones made with porcelain sheets
Variable dimensions, 2018
Favo
Quadro de madeira trabalhado por abelhas (cera natural) y resina com pigmento
Wood frame worked by bees (natural beewax) and resin with pigment
36x29cm, 2018
Escavar
Porcelanas com baixos relevos a partir de carimbos antigos com fórmulas e cálculos de movimentos de terra
Dimensões variáveis
Porcelains with low reliefs from old stamps with formulas of calculation of earth movements
Variable dimensions, 2018
Ensaio
Tubos de acrílico, resina com pigmentos, fio e pregos de cobre
Acrylic tubes, resin with pigments, wire and copper nails
24x30cm, 2018
Vazios
Porcelana moldada nos buracos das colmeias de abelha
Dimensões Variáveis.
Porcelain molded in the holes of bee hives
Variable Dimensions, 2018
Gruta
Resina perfurada
Perforated resin
17x13x6,5cm, 2018
Vista da Exposição View of the exhibition
Centro de Arte de Alcobendas, Madrid, 2018
Comissariada Curated by Beatriz Alonso
Desgastar em Pedra (segundo ensaio)
Lixas de tecido azul para metal e areia aglomerada retirada das mesmas
Blue Metal sandpapers and agglomerated sand removed from them
200x740cm, 2018
Há no meu trabalho um processo de dissecação, de descoberta dos objectos, dos materiais, das matérias em todas as suas camadas até as conseguir ver por dentro. Para o trabalho “Desgastar em Pedra (segundo ensaio), pedi a várias pessoas que me ajudassem a retirar a areia de dezenas de lixas azuis Bosch. Com ela moldei uma pedra e com o que restou cosi uma espécie de manta. Falo do material e das suas especificidades com ele mesmo. Neste caso, a lixa abre-se em dois para voltar a ser a sua origem: tecido e areia. Há neste percurso entre o industrial (lixa) e o orgânico (obra) um processo lento, humano, próximo ao do artesanato. Os vestígios de areia no manto azul são marcas de cansaço, de ritmos e temperamentos diferentes.
My work deals with processes of dissection as a means to unfold different layers of an object and reveal its materiality. In Wear on Stone (Essay II), I have asked several people to help me remove the sand from dozens of blue sandpaper, from the sand I made a stone and with the remaining paper I sewed a patchwork rug. The sandpaper unfolded in to its initial components – the sand and the paper. By slowly dissecting industrial objects like sandpaper, a kind of artisanal process takes place, twisting the industrial back into the organic – traces of sand appearing in the blue paper rug show how this surface was worn out by different rhythms and intensities.
Sopro em Seco
Placas de madeira e nós retirados da mesma
Wooden slats and wood knots removed from it
260x445cm, 2018
Cascas
Moldes de pedras feitos com folhas de porcelana
Dimensões variáveis
Moulds from stones made with porcelain sheets
Variable dimensions, 2018
Favo
Quadro de madeira trabalhado por abelhas (cera natural) y resina com pigmento
Wood frame worked by bees (natural beewax) and resin with pigment
36x29cm, 2018
Escavar
Porcelanas com baixos relevos a partir de carimbos antigos com fórmulas e cálculos de movimentos de terra
Dimensões variáveis
Porcelains with low reliefs from old stamps with formulas of calculation of earth movements
Variable dimensions, 2018
Ensaio
Tubos de acrílico, resina com pigmentos, fio e pregos de cobre
Acrylic tubes, resin with pigments, wire and copper nails
24x30cm, 2018
Vazios
Porcelana moldada nos buracos das colmeias de abelha
Dimensões Variáveis.
Porcelain molded in the holes of bee hives
Variable Dimensions, 2018
Gruta
Resina perfurada
Perforated resin
17x13x6,5cm, 2018